domingo, 28 de junho de 2009

Quando me amei....

Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.E então, pude relaxar.Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima.Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades.Hoje sei que isso é...Autenticidade.Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.Hoje chamo isso de... Amadurecimento.Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.Hoje sei que o nome disso é... Respeito.Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.Hoje sei que se chama... Amor-próprio.Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro.Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.Hoje sei que isso é... Simplicidade.Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes.Hoje descobri a... Humildade.Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.Tudo isso é... Saber viver!!!E acredito que agora eu descobri !!!! e estou no caminho certo...Talvez a vida ate possa ter sido injusta em algum momento ...MAS com certeza nós contribuimos para isso...O q vale mesmo a pena..é poder sentir que nunca é tarde p recomeçar ...e o passado ...já foi...o importante agora é VIVER o presente...e quem sabe ele te leve p o FUTURO...Nada acontece por acaso ...tudo tem um próposito...senão não teria Motivos para ACONTECER...

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Dificuldade

Após a recente perda da minha vó, tenho encontrado dificuldade em escrever...
Prometo que logo voltarei a ativa.

Bjos

segunda-feira, 22 de junho de 2009

A dor da perda

Semana passada perdi alguém muito importante na minha vida, uma pessoa que me ensinou a nunca me entregar ante às dificuldades, que me falava de Deus com muita intimidade, que me deu muito, mas muito amor... minha avó.
Tive o prazer de conviver com ela por quase 25 anos, de poder vê-la diariamente e, de aprender sobre a vida e sobre fé.
Suas brincadeiras, as histórias que me contava quando era criança, ou mesmo agora depois de crescida, suas frases pra me animar, sua garra, seu sorriso, seu café delicioso, eu jamais esquecerei de nada disso! Foram anos lindos ao lado dela! Dividi minhas vitórias, meus medos, meus sonhos e, ela sempre tinha a palavra certa, na hora certa...
Mesmo com a vida sofrida que levou, era alegre, e tinha um coração puro, bom, ou seja, todo seu sofrimento só serviu para que ela se tornasse uma pessoa ainda melhor!
Sua vida foi uma lição para todos que a conheceram! Minha avó é, indubitavelmente, um exemplo de mulher!
Jesus a amava tanto, que veio buscá-la no dia da festa de Seu Sagrado Coração. A prova disso, é que ela contava que já havia O visto por duas vezes e, que na terceira Ele viria para levá-la...
Pra nós que aqui ficamos, nos resta a saudade de uma avó maravilhosa, de uma mãe dedicada, uma irmã carinhosa e uma tia preocupada.
Vó, o amor que sinto pela senhora é imenso! Perdoe as vezes que deixei de visitá-la, ou que perdi a paciência. A senhora é um exemplo pra mim e, vou leva-la comingo aonde quer que eu vá! Meus filhos saberão sua história, e eu, sempre me lembrarei de tudo que aprendi com a senhora!
TE AMO ETERNAMENTE!

terça-feira, 16 de junho de 2009

Por que essa necessidade?

Conversando com uma amiga que me conhece muito bem e, posteriormente lendo a mensagem do dia do Ricardo Sá na CN, comecei a refletir sobre um erro muito comum que cometo desde que me dou por gente: procurar agradar a todos!
Nunca fui nem sequer um pouco egoísta, o outro vem sempre em primeiro lugar e essa, é a única vez em quase 25 anos que estou dando um tempo pra se preocupar comigo!
A vida toda procurei ser o que as pessoas queriam que eu fosse, tentei ao máximo tomar decisões que não afetassem a felicidade de ninguém e, nessa, acabei me privando de muita coisa e, claro, me machucando também.
Descobri que tentar agradar gregos e troianos e uma forma de auto-destruição, porque aos poucos você acaba ficando infeliz pois, nunca faz escolhas pensando em você e no que realmente quer.
Além do mais, se prestarmos bem atenção, veremos que tudo isso não passa de busca por aprovação. Sim, porque no fundo só queremos ser aceitos...
A questão vai ainda mais além. Ao nos esforçarmos pra agradar ao outro, deixamos de lado a sinceridade e, nos mostramos diferentes do que somos de verdade...
Tenho certeza de que nessa busca, acabei pensando tanto nos outros, me deixando tão de lado, que aí veio a depressão.
O lado bom de tudo isso? Agora já sei que pra ser feliz, pra fazer o outro feliz, só preciso ser eu mesma...

Peso pesado

Bem, realmente tenho me sentido bem melhor. Mas, hoje estou em um daqueles dias em que a gente se sente um estorvo na vida alheia...
Sinto como se estivésse atrapalhando a vida dos meus pais, dando gastos extras (já que formada aos quase 25 anos, ainda não tenho um trabalho), preocupação, além é claro de, por que não dizer, uma decepção.
Não me agrada a idéia de estar dependente deles ainda, e por isso estou correndo atrás de dar um rumo pra minha vida, mesmo que ainda não me sinta totalmente segura pra isso.
Fiz umas contas hoje e, descobri que se eu já tivésse condições de me manter, eles economizariam uma boa quantia e, teriam condições de viajar, curtir novamente o casamento, trocar de carro...
Mesmo que eu ajude nas tarefas da casa, ainda assim me sinto um estorvo. Acho que nada do que eu faço é suficiente, não me sinto em casa e percebo que minha família às vezes acha que não estou lutando contra tudo o que me aconteceu.
Não estou querendo me "fazer de vítima", mas creio que esse aqui não seja mais meu lugar... Que preciso urgentemente de um emprego, de uma perspectiva de vida, de objetivos.
Estou cheia de planos e, aos poucos, estou me esforçando para que se realizem. Entretanto, não me sinto pronta de verdade, mas as circunstâncias me forçam a...
Estou cansada e me sentindo muito triste de estar "empatando" algumas vidas... Isso dói muito...

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Deus pode ajudar!

Pra quem acredita, a religião, sem dúvida, é uma maneira de cura. Quem tem onde se apegar quando passa pela depressão, com certeza consegue sair dela mais rápido.
Sou católica e, navegando pelo site da Canção Nova, encontrei esse trecho de uma palestra que fala justamente sobre a depressão. Não importa sua crença, vale à pena dar uma lida nesse texto.


A tristeza é um sentimento normal, faz parte do psiquismo. O errado é uma tristeza prolongada, a pessoa sempre fica triste e vem junto um monte de sintomas, perda de apetite, de libido, de concentração, do sono, não consegue ter sentido na vida, ou então, come demais, dorme demais. O grande problema da depressão, que é uma mal no século XXI, os problemas da atualidade nos levam a depressão. A mulher hoje exerce 3, 4 papéis, é dona de casa, mãe, sustento da família, e isso vai sobrecarregando e com isso aumenta a chance de se ter depressão. A pessoa com depressão é um doente, as pessoas acham que as pessoas depressivas estão fazendo “fita”. Precisamos entender muito bem o que é depressão, não se deve insistir com a pessoa para que saia de casa, pois se ela sair ela vai se sentir pior, achando que estragou o passeio da outra pessoa. Precisamos saber lidar com a pessoa, pois ela começa achar que está atrapalhando a família, que está sendo um estorvo então fica querendo se matar, se uma pessoa depressiva falar que quer morrer, leve-a rapidamente ao psiquiatra, porque ela é capaz de armar um situação para suicidar. Isso acontece muito, precisamos estar atentos.
A depressão vem sempre depois de uma perda; perda afetiva, financeira, social. A tristeza de uma morte leva as pessoas da família a um quadro depressivo. A depressão tem uma causa física, uma causa genética. Depressão é doença.A mulher depois da menopausa é o quadro mais comum da depressão, aumenta o peso, a pressão, o corpo passa por uma transformação, os filhos já estão todos casados, ela se sente sozinha, apenas com o marido que acabou de aposentar, antes ela só via ele depois do trabalho, agora ele está com ela o dia todo, e começa a ver manias que antes ela não via nele, e parece que ela está com um estranho, as roupas já não serve mais, a autoestima baixa, as coisas começam a piorar, uma família assim que não tem Deus começa a se deteriorar. Se ela não tiver Deus para preencher o vazio, ele entra em depressão.O jovem de hoje não tem um objetivo, estão vazios, está evidente que é falta de preencher o vazio com o espiritual. A depressão é física, não podemos também dizer que é tudo espiritual, temos que cuidar da parte clínica. A doença é uma coisa nossa, que vem dos nossos erros. A doença veio a partir do pecado de Adão e Eva. Temos que cuidar do nosso corpo, ele é uma obra prima da criação. O grande problema é a inexistência familiar, ninguém almoça mais junto, cada um come em algum lugar, num quarto, isso gera um vazio.Aprendi com Padre Léo que viver é administrar perdas. Desde de quando nascemos começamos a perder. Se você quiser ficar livre da depressão, administre perdas, se espiritualize. A pessoa depressiva não consegue nem rezar, por isso precisamos rezar por ela. Ela quer amor, atenção, alguém que a ouça. A depressão existe cura, mas terá que tomar medicamentos, hoje graças a Deus temos armas para encontrarmos o medicamento certo, escolhemos a medicação através de um perfil genético.Depressão a gente cura com remédios, tratamento psicológico e com a espiritualidade, você precisa tomar seus remédios, fazer seu tratamento e frequentar seu grupo de oração.

(fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/eventos/novoeventos/cobertura.php?cod=2324&pre=6075&tit=Deus%20me%20tira%20da%20depressão)

domingo, 14 de junho de 2009

A gente nunca espera...

Tive um final de semana inusitado, mas divertido! Reencontrei pessoas, conversei com amigos de infância, saí (óhhh!!!), me diverti e o mais legal, nem falei sobre a (ex) depressão!
Tô chegando lá!!!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Ninguém merece ser sozinho


Dia dos namorados hoje, e eu estava refletindo sobre um texto do Pe. Fábio de Melo sobre a solidão. Ele começa o texto dizendo que "ninguém merece ser sozinho" e, está coberto de razão!
O ser humano foi criado para compartilhar com o outro suas alegrias, frustrações, enfim, para sempre ter alguém ao seu lado.
Assim como eu, tem muita gente que, nesse momento, está "avulsa", mas isso não significa que essa situação é permanente e, mais, isso não quer dizer que somos inferiores a ninguém, e sim que a companhia correta ainda está por aparecer.
Ter alguém com quem dividir sentimentos é simplesmente maravilhoso e, um direito de todos. Não vale se desesperar se sua vez ainda não chegou, nem fazer a opção de "ficar sozinho", porque, sinceramente, ninguém é feliz assim por muito tempo...
Se aquela pessoa não te dá bola, pense assim (uma frase de vó, mas que faz todo o sentido) " quem não me ama, não me merece !". Quando a pessoa certa surgir, não existirá barreira alguma, nem dor, nem medo, nada!
Só não vale ficar trancado dentro de casa esperando um milagre,viu?! Saia, divirta-se, abra-se pra conhecer gente nova e interessante. Tenho a mais absoluta certeza de que o que é seu tá guardado!
" But now I'm savin' all my lovin'For someone who's lovin' me!"

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Conhecer a dor do outro

Conheço muitas pessoas que estão passando por momentos difíceis e, não me refiro somente à depressão, mas a problemas de uma forma geral.
Passar por esse sofrimento (que está cada dia mais distante) fez com que eu pudésse compreender melhor a dor do outro, ser mais solidária e, principalmente, não julgar!
Temos o péssimo hábito de achar que o sofrimento alheio é menor que o nosso, ou que é "frescura" , "coisa de gente mimada", que " a vida é dura pra quem é mole" e blá-blá-blá. Isso é absolutamente inaceitável, mas, infelizmente, o ser humano é um tanto quanto egoísta e, só se dá conta de suas limitações quando passa por seus próprios problemas. Aí sim, aí ele é capaz de compreender que aquela pessoa não estava sendo fraca, nem mesmo se entregando...
Algo que tem me feito muito, mas muito bem, é ajudar meu próximo, ser amiga mesmo, sabe?! Primeiro porque essa troca de experiências é fantástica e, é o que eu chamo de mutualismo, "você me ajuda e eu te ajudo". Além do mais, quando você conhece a dor do outro, percebe que não é a única pessoa que passa por problemas, que desanima e tudo o mais.
Conhecer a dor do outro também é um caminho de cura, de libertação, além é claro, de que a solidariedade faz bem pra quem a realiza e pra quem a recebe...
Pensem nisso! Não julguem...ajudem!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Eu melhorei pra valer!

OMG!!! Estou tão feliz!!!! Tipo...uhu, sabe?!!!! Sorrindo, leve, cheia de planos, animada...Meu, que sentimento mais gostoso!!!!!!!
Minha terapeuta ficou animadíssima de me ver tão bem! Acho até que estava mais alegre do que eu (risos).
Tô com aquela vontade de colocar uma música bemmmmm alta e sair dançando! Viajar e conhecer gente nova! Trabalhar e, claroooo, ter alguém ao meu lado....uiii!!! (risos) Mas, isso logo logo acontece. Estou naquela fase de acreditar que absolutamente TUDO acontece na hora certa!!!!!!!!!!!
O importante agora é curtir esse momento delicioso e colocar em prática meus planos...ai ai
HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!

domingo, 7 de junho de 2009

A.M.I.G.O.S

Sim, eu tenho os melhores! Os mais leais, prestativos, divertidos, sinceros e especiais!
  • A sincera: que fala sem dó nem piedade exatemente aquilo que você precisa, mas que tem um coração enorme e sofre junto com você;
  • O psicológo: aquele que não importa a hora, está sempre disponível pra te escutar e te dar os mais valiosos conselhos e puxões de orelha;
  • A master: com quem você fala diariamente e está sempre pronta pra te socorrer, não importa a circunstância;
  • O oculto: o tipo de pessoa que você adora, mas que nem imaginava o quanto ela te adora, o quanto é uma pessoa especial;
  • A sumida: a super amiga que às vezes some da sua vida, mas na verdade está sempre presente e, quando se falam é como se nunca tivéssem estado longe;
  • O engraçadinho: o cara que fala pouco com você, mas sempre te coloca pra cima;
  • A diva: que tem sempre muitas histórias, que ouve atentamente as suas e que te faz rir um bocado;
  • O gracinha: amigo que te elogia sempre, que te faz rir e é companheiro de dança;
  • A mãezona: amiga que cuida muito bem de você e que é indispensável!
Estou cercada de pessoas especiais...AMO!!!!

Muito bem, obrigada!

E as pessoas tem me perguntado: "como você está?" e, eu tenho respondido: "muito bem, obrigada!". O mais engraçado é que não estou mentindo não! Realmente tenho me sentido muito bem! E olha que estou na pausa do remédio...
A cada dia me convenço mais e mais que o sofrimento está indo embora e, uma nova e poderosa mulher está dando as caras.
Esse final de semana foi incrível! Curti horrores com meus amigos e família, conheci gente nova, dancei muito e é claro, esbanjei sorrisos e bom humor.
Foi delicioso descobrir que estou viva e cheia de energia! Uma sensação indescritível de liberdade e leveza tomou conta de mim, e aí me dei conta que é só uma questão de (pouco) tempo até minha vida voltar ao normal...Oops! Ela nunca mais será a mesma! De agora em diante, ela terá muito mais emoção e será cada vez mais valorizada!!!
Como é bom dar a volta por cima! Que delícia sorrir e sentir-se livre!
I'm free!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Dicas de um amigo

Uma pessoa muito próxima a mim e muito querida, teve uma conversa comigo que me fez refletir bastante.
Eu reclamava com ele que às vezes sinto-me irritada demais com os outros, que não me compreendem, que dizem coisas que não me ajudam e tudo o mais. Foi quando ele olhou pra mim e disse: "- Ué, explica pra eles! Diga como você gostaria que agissem, ou o que gostaria que falassem. É tão simples!".
E ele tá certo! É simples mesmo! Desde então tenho seguido seu conselho e, querem saber? Tá dando certo!
Fica aqui registrada essa dica...falar como nos sentimos e o que esperamos dos nossos é uma boa pedida!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Tudo tem seu tempo

Às vezes me desespero achando que não vou sair disso nunca. Estou cada dia melhor, mas queria que tudo se resolvesse logo, tipo de uma vez, sabe? Acordar um belo dia e ver que tudo acabou!
Mas, eu sei que as coisas não funcionam assim e, que em seu devido tempo, tudo isso vai passar e, posteriormente poderei até rir disso tudo e pensar: " como fui boba!"
Só que até lá tenho que fazer muito por mim mesma...