segunda-feira, 15 de junho de 2009

Deus pode ajudar!

Pra quem acredita, a religião, sem dúvida, é uma maneira de cura. Quem tem onde se apegar quando passa pela depressão, com certeza consegue sair dela mais rápido.
Sou católica e, navegando pelo site da Canção Nova, encontrei esse trecho de uma palestra que fala justamente sobre a depressão. Não importa sua crença, vale à pena dar uma lida nesse texto.


A tristeza é um sentimento normal, faz parte do psiquismo. O errado é uma tristeza prolongada, a pessoa sempre fica triste e vem junto um monte de sintomas, perda de apetite, de libido, de concentração, do sono, não consegue ter sentido na vida, ou então, come demais, dorme demais. O grande problema da depressão, que é uma mal no século XXI, os problemas da atualidade nos levam a depressão. A mulher hoje exerce 3, 4 papéis, é dona de casa, mãe, sustento da família, e isso vai sobrecarregando e com isso aumenta a chance de se ter depressão. A pessoa com depressão é um doente, as pessoas acham que as pessoas depressivas estão fazendo “fita”. Precisamos entender muito bem o que é depressão, não se deve insistir com a pessoa para que saia de casa, pois se ela sair ela vai se sentir pior, achando que estragou o passeio da outra pessoa. Precisamos saber lidar com a pessoa, pois ela começa achar que está atrapalhando a família, que está sendo um estorvo então fica querendo se matar, se uma pessoa depressiva falar que quer morrer, leve-a rapidamente ao psiquiatra, porque ela é capaz de armar um situação para suicidar. Isso acontece muito, precisamos estar atentos.
A depressão vem sempre depois de uma perda; perda afetiva, financeira, social. A tristeza de uma morte leva as pessoas da família a um quadro depressivo. A depressão tem uma causa física, uma causa genética. Depressão é doença.A mulher depois da menopausa é o quadro mais comum da depressão, aumenta o peso, a pressão, o corpo passa por uma transformação, os filhos já estão todos casados, ela se sente sozinha, apenas com o marido que acabou de aposentar, antes ela só via ele depois do trabalho, agora ele está com ela o dia todo, e começa a ver manias que antes ela não via nele, e parece que ela está com um estranho, as roupas já não serve mais, a autoestima baixa, as coisas começam a piorar, uma família assim que não tem Deus começa a se deteriorar. Se ela não tiver Deus para preencher o vazio, ele entra em depressão.O jovem de hoje não tem um objetivo, estão vazios, está evidente que é falta de preencher o vazio com o espiritual. A depressão é física, não podemos também dizer que é tudo espiritual, temos que cuidar da parte clínica. A doença é uma coisa nossa, que vem dos nossos erros. A doença veio a partir do pecado de Adão e Eva. Temos que cuidar do nosso corpo, ele é uma obra prima da criação. O grande problema é a inexistência familiar, ninguém almoça mais junto, cada um come em algum lugar, num quarto, isso gera um vazio.Aprendi com Padre Léo que viver é administrar perdas. Desde de quando nascemos começamos a perder. Se você quiser ficar livre da depressão, administre perdas, se espiritualize. A pessoa depressiva não consegue nem rezar, por isso precisamos rezar por ela. Ela quer amor, atenção, alguém que a ouça. A depressão existe cura, mas terá que tomar medicamentos, hoje graças a Deus temos armas para encontrarmos o medicamento certo, escolhemos a medicação através de um perfil genético.Depressão a gente cura com remédios, tratamento psicológico e com a espiritualidade, você precisa tomar seus remédios, fazer seu tratamento e frequentar seu grupo de oração.

(fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/eventos/novoeventos/cobertura.php?cod=2324&pre=6075&tit=Deus%20me%20tira%20da%20depressão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário