quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Kiss your past good-bye

"Quero ver você não chorar, não olhar pra trás nem se arrepender do que faz [...] "
Essa música é, sem dúvida um clássico dos finais de ano ! Mas, querem maior verdade que essa?! Um ano está indo embora e, outro novinho em folha vem por aí, pra que tenhamos a chance de recomeçar, de fazer valer o que tanto almejamos, ou, simplesmente de deixar a vida nos levar.
2009 foi um ano difícil? Teve muitos problemas? Sofrimento? Perdas? Ou, foi um ano excepcional? Cheio de surpresas positivas e alegrias? Não importa! O que passou, passou!
Se, seu ano foi complicado e triste, como o meu, a boa notícia é que não há dor que não passe e problema sem solução. O quê? Ainda tem muito o que resolver pra poder ter paz e sossego? 2010 nem começou e você já tem um abacaxi em mãos? Então, levante-se! Sacuda a poeira que tudo pode mudar, e pra melhor! Não desanime meu bem, pense positivo e atraia coisas lindas pra você! O melhor de tudo é que você está ganhando 365 dias de presente pra dar um novo rumo à sua história. Faça bom proveito de cada um deles!
Assim como não há tristeza que não passe, nenhuma alegria dura para sempre. Logo, se seu ano foi maravilhoso, invejável, feliz, cuide para que o próximo seja tão bom quanto este. Não permita que a arrogância ou a comodidade te impeçam de progredir. Sim, porque temos a mania de nos acomodar quando tudo vai bem e, acabamos perdendo oportunidades de tornar as coisas ainda melhores. Fique atento e continue com boas expectativas!
O fato é que 2009 acabou e, tudo o que vivenciamos agora faz parte do nosso passado e, quem vive de passado é museu e historiador (no caso, eu...rs)! Não se prenda ao que já foi! Recomeçar significa começar do zero, como se estivéssemos nascendo mais uma vez e, é assim que devemos encarar o novo ano, como um novo parto, uma nova vida.
É claro que não temos como apagar o passado, afinal, somos frutos de tudo o que vivemos. Mas, podemos absorver tudo o que aprendemos com nossas experiências (boas ou ruins) e criar um novo homem, ainda mais forte e capacitado e, assim, enfrentaremos 2010 e os anos posteriores com mais maturidade e garra.
Vamos aproveitar essa chance ?

Happy New Year!!!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Everybody Lies

Li essa frase hoje no Twitter e fiquei com ela latejando na cabeça!
Seria isso uma verdade? A resposta é simples, sim! A questão é que a frase tinha um complemento ainda mais perturbador: "all the time"...
Nossa! Aí sim fiquei preocupada!
Que a mentira faz parte do nosso cotidiano, não há a menor dúvida! Isso e provado historicamente e cientificamente! Mas, o tempo todo? Não seria um exagero do autor da frase? A vida seria uma mentira então?
Fiquei horas pensando no assunto...e não havia conclusão que me agradasse. Primeiro, porque se essa premissa for verdadeira eu também sou uma mentirosa, segundo que se não for verdadeira ela por si só é uma mentira! Complicado,né?!
Logo decidi algo pra mim: eu não minto o tempo todo! Pronto! Isso basta? Não! Por quê? Porque isso só é bom pra quem convive comigo e sabe que sou sincera, mas e o contrário? Será que as pessoas tem essa honestidade recíproca para comigo?
Dá pra ficar maluco pensando nisso e, a resposta nunca virá, porque cada um é de um jeito, tem uma maneira diferente de pensar! Mas, aí vem o medo de você estar sempre sendo enganada, pra nós mulheres, principalmente por homens e supostas amigas...
E a cabeça lateja novamente...
Ah não! A vida já nos dá problemas suficientes para uma mera frase me criar mais um! E, refletindo sobre isso que eu digo: será que temos esse tempo pra perder? Ficar pensando em bobagens e alimentando um medo absurdo de curtir o que a vida tem pra nos proporcionar? Ah, eu creio que não!
Por isso, para o autor dessa frase eu digo: deixe de ser infeliz! Se todos mentem my dear, você também é uma vítima disso! Então para de ficar criando essas frases pra deixar os outros encanados e vá viver sua vida!
Como diria Lenine, "a vida é tão rara"....
Fica uma dica pra pessoas como eu, que tem mania de refletir demais, para com isso já! Nada de colocar "caraminholas"na cabeça,hein?!
Agora, sorriam e mandem toda preocupação pro espaço!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Culpa e Vaidade


Mulher, por mais que tenha conquistado sua independência, seja dona de seu dinheiro e de seu nariz, está sempre com a cabeça em alguma coisa que a deixe bem culpada.
A primeira e mais elementar: os filhos. Não adianta eles estarem na mais maravilhosa creche, com a mais fantástica babá, nos braços da avó mais carinhosa, cuidados pelo amor do pai ou até casados, com filhos e a vida organizada. Mãe está sempre ligada; ligada e culpada.
Existem as que não têm filhos e que, mesmo concentradas no trabalho, se lembram de que a geladeira está vazia, que há duas semanas não telefonam para a mãe, que é preciso mandar fazer a bainha daquela saia e ir ao dermatologista - e a culpa continua.
Na cabeça de um homem , essas coisas não passam - não quando eles estão trabalhando ou vendo um jogo de futebol pela TV. Eles conseguem se desligar e pensar só no que estão fazendo. As mulheres são diferentes.
Na vida profissional, por exemplo: os homens chegam tarde do escritório, trabalham no fim de semana, viajam pelo tempo que for preciso bem tranquilos, porque sabem que a retaguarda em casa está coberta. Mesmo que às vezes fiquem um pouco impacientes, elas esperam; esperam e aproveitam para fazer um monte de coisas que, com um homem do lado, vão sempre ficando para depois. Emagrecer, por exemplo - não dá para fazer dieta com um homem por perto, ou relaxar o corpo e o espírito quando eles estão por ali, ocupando nossos corações e nossas mentes. Agora, dê o nome de dez grandes mulheres que tenham um marido que faça isso por elas. Não lembra? Tudo bem, então cinco. Também não lembrou? Não faz mal, a gente já sabia.
Mas, tem uma hora em que a mulher consegue, sim, se esquecer de tudo : é quando vai se preparar para um encontro daqueles. Começando pelo banho, que leva horas. Depois, ainda enrolada na toalha, ela se permite ficar uns 20 minutos relaxando - e ai da empregada que se atrever, nessa hora, a pedir dinheiro para comprar produtos de limpeza. Daí em diante. é uma lua-de-mel com ela mesma. Você já reparou alguma vez em uma mulher calçando meias, sem pressa? Ela acaricia as próprias pernas, certa de que são iguais às de Cyd Charisse * . Depois vêm os sapatos - de saltos altos, claro - e aquela leve olhada no espelho para sentir o conjunto. Fica satisfeita e começa a botar a base, pintar os olhos, sem pensar em nada mais na vida, a não ser em ficar o mais linda possível. Aliás, toda mulher deve se pintar de meias e sapato alto: faz bem à moral.
Tudo é feito com o maior cuidado, e depois do toque final - o rímel -, é hora de separar as pestanas com um alfinete de ponta bem fina, para desgrudar uma da outra. Ah, é perigoso, pois pode machucar o olho? Claro que não: Deus sempre protege uma mulher que está se preparando para aquele encontro. Aí é a hora de cuidar dos cabelos, e a força e determinação com que ela maneja a escova são de dar medo a qualquer campeão de artes marciais. Depois, é se vestir - o vestido está escolhido há semanas -, se olhar várias vezes no espelho, arrumar a bolsa e escolher os brincos. Tente disfarçadamente observar uma mulher quando ela estiver diante do espelho dando o toque final, isto é, botando os brincos. É uma bobagem? É, mas é verdade: ela se examina uma última vez, e nessa hora se sente absolutamente segura, pronta para o que der e vier. Usando as palavras certas: prontas para o combate, e capaz de tudo pela vitória.
* Cyd Charisse é atriz e dançarina de musicais dos anos 40 e 50, parceira de astros como Gene Kelly, com quem estrelou " Cantando na Chuva" (1952).
Danuza Leão

terça-feira, 1 de setembro de 2009

A vida como ela deveria ser...

Papo de mulher sempre rende reflexões e posts inspirados. Conversando com amigas queridas e divagando sobre se fazer o que se tem vontade, o famoso "sem medo de ser feliz", me dei conta de que muitas vezes nos poupamos de momentos incomparáveis, de gargalhadas infinitas e de histórias pra se contar para os netos...Tudo porque nos preocupamos em demasia com a opinião alheia e com as regras impostas por uma sociedade hipócrita, que diz prezar pela moral e bons costumes, mas não deixa de ficar horas na frente da tv ouvindo fofocas ou assistindo a reality shows com homens e mulheres em trajes mínimos.

Fazer o que se tem vontade e não se culpar depois, simplesmente, não tem preço!



Nascemos impulsionados a correr dos ponteiros que estão entre o sucesso e o tempo de tê-lo. Corremos em direção ao amor, coisa que ponteiro nenhum aprendeu a marcar. Procuramos viver para ter o direito de nos libertar, de tirarmos as máscaras e deixar que os odiados inimigos nos odeiem ainda mais. Planejamos momentos antes de dormir, só para tirar o tédio,um mau necessário para quando houver a ausência dele.
E a felicidade? Onde estará ela então?

Ser feliz é amar a vida, os sorrisos, os espelhos e os sentimentos. Se apaixonar pela vida é a chave para a felicidade, coisa que é vista como um crime nos dias de hoje, indireto, mas um crime.
Ser feliz incomoda!!! Os outros, te fazem acreditar que você está vivendo errado, que está iludido,e principalmente, que esta paz logo será interrompida por algum acontecimento catastrófico.Compreensível, à medida que as pessoas retraídas, recalcadas sofrem do mal da "inveja aguda" e, qualquer atitude mais descontraída e livre do "medo do julgamento" pode lhes causar danos irreversíveis.
Andar nas ruas vestindo a minha camiseta larga, fazendo o que eu quero, correndo atrás do que me faça sonhar acordada , que aumente minha paixão pela vida e por mim mesma. E quem é você para me chamar de desregrada ou egocêntrica? Ah é! Você não é ninguém! E eu? Bom, para você eu também não sou ninguém, logo, preocupe-se em viver a vida, sem se preocupar com minha aprovação, porque a sua realmente não me interessa.
Quando se faz o que a alma tem vontade, se é livre, nada mais é o bastante para pesar o coração e ser preso por alguém.

O problema não está em se olhar no espelho e beijá-lo, o problema é ter asco de abrir os olhos e sentir vergonha do que os seus olhos rezam tanto para não ver.

O mundo nos generalizou tanto, que nos fez acreditar que temos que vestir os olhos de sempre pensar que não somos dignos de nos amar! Que mentira desgraçada! O amor próprio não é pecado !
A cor, a alegria, a alma, o coração! Tudo pulsa com amor e paixão pela vida! Paixão por você mesmo! E quando existe a auto-permição e se faz o que se quer, você está se amando.

O medo não impulsiona ninguém para frente, muito pelo contrário, é um fator estagnante. Pensar nas consequências dos seus atos é importantíssimo, mas ser adepto à regras, costumes e tradições das quais você não compactua só para se encaixar, é um erro perigoso,e que coloca a verdadeira felicidade em jogo.


(Post escrito à quatro mãos- colaboração mais que especial da minha prima Carol Bannwart)

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Aos vendedores de ilusão

Prezados senhores:
Lamentamos informar que estamos terrivelmente decepcionadas com os seus produtos. Primeiro, vocês nos venderam a ilusão de um Príncipe Encantado, mas ele nunca chegou. Depois, nós compramos a idéia de um Novo Milênio, que chegou todo estragado. Mais recentemente, fomos levadas a acreditar que Seios Maiores nos trariam a felicidade.Porém, nada mudou.
Até quando vocês vão continuar assim, enganando-nos dessa maneira? Nossa paci~encia tem limite. E não foram essas as únicas ilusões que alimentamos ao longo dos anos e deram problemas. Vejam a lista: - Orgasmo Vaginal: fomos convencidas por especialistas que poderíamos obter orgasmo através da simples penetração, sem a estimulação do clitóris. Não apenas terminamos,todas,frustradas em nossos investimentos nesse sentido, como também tivemos de forjar falsos resultados para os nossos parceiros no negócio, a fim de evitar maiores danos.
-Brasil, o País do Futuro: venderam-nos essa ideia por anos seguidos, através de fartos investimentos publicitários. Pois bem, o futuro chegou e continua a mesma porcaria. Disseram também que o grande problema do país era a dívida externa, algo sem solução ou remédio. Agora, de repente, essa dívida deixou de existir e ninguém toca mais no assunto.
-Novidades Contra Celulite: todo dia, vocês nos empurram uma nova solução definitiva para as celulites em nosso corpo, uma mais sensacional que a outra. Se juntassem todo o dinheiro já gasto pelas mulheres nessa luta inglória, daria para acabar com a fome no mundo.
-Homem Fiel: neste caso, venderam-nos algo que simplesmente não existe. Não há um só fato científico que comprove a existência de um ser humano masculino adepto da fidelidade - ao contrário, todas as experiências indicam que tal fenômeno é realmente impossível. Com uma agravante: não é a primeira vez que somos levadas a crer em uma coisa inexistente. Há quem compre, até hoje, as ilusões da Família Unida, do Político Honesto e da Amizade Colorida.
-Lábios Carnudos e Naturais: lábios carnudos só ficam naturais nas mulheres que nasceram com eles - as sortudas. No resto de nós, o mais natural que eles ficam é parecer com picadas de abelhas. Resultado: milhões de mulheres com a mesma boca equivocada. Nos dias de hoje, não conseguimos mais diferenciar quem apanhou do marido ou quem passou no dermatologista.
Assim sendo, como estamos dentro do prazo para reclamações, e constatando que essa série de defeitos compromete seriamente o bom funcionamento de nossas vidas, solicitamos imediata solução de nossos problemas através da substituição dos referidos produtos por outros da mesma espécie, em perfeitas condições de uso.
Ou seja: nós exigimos novas ilusões, o mais rápido possível. Senão, seremos obrigadas a tomar uma medida extremamente desagradável: encarar a dura realidade.

(Fernanda Young )

Sim...

Como muitos já imaginavam, a autora desse blog sou eu mesma, srta. Elaine Cristina Bannwart...
Mas, como diz a música do Djavan " depois da chuva passada, céu azul se apresentou" e, minha vida agora é exatamente isso, um lindo céu azul!!!
Sim, estou apaixonada por essa fase que estou vivendo e, mais, estou apaixonada pela pessoa em que me transformei...finalmente sou alguém que se conhece de verdade.
Por muito tempo esse blog foi para mim uma espécie de terapia, logo, tenho um carinho especial por ele, então obviamente não irei abandoná-lo...
Façam bom proveito da nova cara que darei para meu blog!

Kisses

domingo, 28 de junho de 2009

Quando me amei....

Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.E então, pude relaxar.Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima.Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades.Hoje sei que isso é...Autenticidade.Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.Hoje chamo isso de... Amadurecimento.Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.Hoje sei que o nome disso é... Respeito.Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.Hoje sei que se chama... Amor-próprio.Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro.Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.Hoje sei que isso é... Simplicidade.Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes.Hoje descobri a... Humildade.Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.Tudo isso é... Saber viver!!!E acredito que agora eu descobri !!!! e estou no caminho certo...Talvez a vida ate possa ter sido injusta em algum momento ...MAS com certeza nós contribuimos para isso...O q vale mesmo a pena..é poder sentir que nunca é tarde p recomeçar ...e o passado ...já foi...o importante agora é VIVER o presente...e quem sabe ele te leve p o FUTURO...Nada acontece por acaso ...tudo tem um próposito...senão não teria Motivos para ACONTECER...

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Dificuldade

Após a recente perda da minha vó, tenho encontrado dificuldade em escrever...
Prometo que logo voltarei a ativa.

Bjos

segunda-feira, 22 de junho de 2009

A dor da perda

Semana passada perdi alguém muito importante na minha vida, uma pessoa que me ensinou a nunca me entregar ante às dificuldades, que me falava de Deus com muita intimidade, que me deu muito, mas muito amor... minha avó.
Tive o prazer de conviver com ela por quase 25 anos, de poder vê-la diariamente e, de aprender sobre a vida e sobre fé.
Suas brincadeiras, as histórias que me contava quando era criança, ou mesmo agora depois de crescida, suas frases pra me animar, sua garra, seu sorriso, seu café delicioso, eu jamais esquecerei de nada disso! Foram anos lindos ao lado dela! Dividi minhas vitórias, meus medos, meus sonhos e, ela sempre tinha a palavra certa, na hora certa...
Mesmo com a vida sofrida que levou, era alegre, e tinha um coração puro, bom, ou seja, todo seu sofrimento só serviu para que ela se tornasse uma pessoa ainda melhor!
Sua vida foi uma lição para todos que a conheceram! Minha avó é, indubitavelmente, um exemplo de mulher!
Jesus a amava tanto, que veio buscá-la no dia da festa de Seu Sagrado Coração. A prova disso, é que ela contava que já havia O visto por duas vezes e, que na terceira Ele viria para levá-la...
Pra nós que aqui ficamos, nos resta a saudade de uma avó maravilhosa, de uma mãe dedicada, uma irmã carinhosa e uma tia preocupada.
Vó, o amor que sinto pela senhora é imenso! Perdoe as vezes que deixei de visitá-la, ou que perdi a paciência. A senhora é um exemplo pra mim e, vou leva-la comingo aonde quer que eu vá! Meus filhos saberão sua história, e eu, sempre me lembrarei de tudo que aprendi com a senhora!
TE AMO ETERNAMENTE!

terça-feira, 16 de junho de 2009

Por que essa necessidade?

Conversando com uma amiga que me conhece muito bem e, posteriormente lendo a mensagem do dia do Ricardo Sá na CN, comecei a refletir sobre um erro muito comum que cometo desde que me dou por gente: procurar agradar a todos!
Nunca fui nem sequer um pouco egoísta, o outro vem sempre em primeiro lugar e essa, é a única vez em quase 25 anos que estou dando um tempo pra se preocupar comigo!
A vida toda procurei ser o que as pessoas queriam que eu fosse, tentei ao máximo tomar decisões que não afetassem a felicidade de ninguém e, nessa, acabei me privando de muita coisa e, claro, me machucando também.
Descobri que tentar agradar gregos e troianos e uma forma de auto-destruição, porque aos poucos você acaba ficando infeliz pois, nunca faz escolhas pensando em você e no que realmente quer.
Além do mais, se prestarmos bem atenção, veremos que tudo isso não passa de busca por aprovação. Sim, porque no fundo só queremos ser aceitos...
A questão vai ainda mais além. Ao nos esforçarmos pra agradar ao outro, deixamos de lado a sinceridade e, nos mostramos diferentes do que somos de verdade...
Tenho certeza de que nessa busca, acabei pensando tanto nos outros, me deixando tão de lado, que aí veio a depressão.
O lado bom de tudo isso? Agora já sei que pra ser feliz, pra fazer o outro feliz, só preciso ser eu mesma...

Peso pesado

Bem, realmente tenho me sentido bem melhor. Mas, hoje estou em um daqueles dias em que a gente se sente um estorvo na vida alheia...
Sinto como se estivésse atrapalhando a vida dos meus pais, dando gastos extras (já que formada aos quase 25 anos, ainda não tenho um trabalho), preocupação, além é claro de, por que não dizer, uma decepção.
Não me agrada a idéia de estar dependente deles ainda, e por isso estou correndo atrás de dar um rumo pra minha vida, mesmo que ainda não me sinta totalmente segura pra isso.
Fiz umas contas hoje e, descobri que se eu já tivésse condições de me manter, eles economizariam uma boa quantia e, teriam condições de viajar, curtir novamente o casamento, trocar de carro...
Mesmo que eu ajude nas tarefas da casa, ainda assim me sinto um estorvo. Acho que nada do que eu faço é suficiente, não me sinto em casa e percebo que minha família às vezes acha que não estou lutando contra tudo o que me aconteceu.
Não estou querendo me "fazer de vítima", mas creio que esse aqui não seja mais meu lugar... Que preciso urgentemente de um emprego, de uma perspectiva de vida, de objetivos.
Estou cheia de planos e, aos poucos, estou me esforçando para que se realizem. Entretanto, não me sinto pronta de verdade, mas as circunstâncias me forçam a...
Estou cansada e me sentindo muito triste de estar "empatando" algumas vidas... Isso dói muito...

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Deus pode ajudar!

Pra quem acredita, a religião, sem dúvida, é uma maneira de cura. Quem tem onde se apegar quando passa pela depressão, com certeza consegue sair dela mais rápido.
Sou católica e, navegando pelo site da Canção Nova, encontrei esse trecho de uma palestra que fala justamente sobre a depressão. Não importa sua crença, vale à pena dar uma lida nesse texto.


A tristeza é um sentimento normal, faz parte do psiquismo. O errado é uma tristeza prolongada, a pessoa sempre fica triste e vem junto um monte de sintomas, perda de apetite, de libido, de concentração, do sono, não consegue ter sentido na vida, ou então, come demais, dorme demais. O grande problema da depressão, que é uma mal no século XXI, os problemas da atualidade nos levam a depressão. A mulher hoje exerce 3, 4 papéis, é dona de casa, mãe, sustento da família, e isso vai sobrecarregando e com isso aumenta a chance de se ter depressão. A pessoa com depressão é um doente, as pessoas acham que as pessoas depressivas estão fazendo “fita”. Precisamos entender muito bem o que é depressão, não se deve insistir com a pessoa para que saia de casa, pois se ela sair ela vai se sentir pior, achando que estragou o passeio da outra pessoa. Precisamos saber lidar com a pessoa, pois ela começa achar que está atrapalhando a família, que está sendo um estorvo então fica querendo se matar, se uma pessoa depressiva falar que quer morrer, leve-a rapidamente ao psiquiatra, porque ela é capaz de armar um situação para suicidar. Isso acontece muito, precisamos estar atentos.
A depressão vem sempre depois de uma perda; perda afetiva, financeira, social. A tristeza de uma morte leva as pessoas da família a um quadro depressivo. A depressão tem uma causa física, uma causa genética. Depressão é doença.A mulher depois da menopausa é o quadro mais comum da depressão, aumenta o peso, a pressão, o corpo passa por uma transformação, os filhos já estão todos casados, ela se sente sozinha, apenas com o marido que acabou de aposentar, antes ela só via ele depois do trabalho, agora ele está com ela o dia todo, e começa a ver manias que antes ela não via nele, e parece que ela está com um estranho, as roupas já não serve mais, a autoestima baixa, as coisas começam a piorar, uma família assim que não tem Deus começa a se deteriorar. Se ela não tiver Deus para preencher o vazio, ele entra em depressão.O jovem de hoje não tem um objetivo, estão vazios, está evidente que é falta de preencher o vazio com o espiritual. A depressão é física, não podemos também dizer que é tudo espiritual, temos que cuidar da parte clínica. A doença é uma coisa nossa, que vem dos nossos erros. A doença veio a partir do pecado de Adão e Eva. Temos que cuidar do nosso corpo, ele é uma obra prima da criação. O grande problema é a inexistência familiar, ninguém almoça mais junto, cada um come em algum lugar, num quarto, isso gera um vazio.Aprendi com Padre Léo que viver é administrar perdas. Desde de quando nascemos começamos a perder. Se você quiser ficar livre da depressão, administre perdas, se espiritualize. A pessoa depressiva não consegue nem rezar, por isso precisamos rezar por ela. Ela quer amor, atenção, alguém que a ouça. A depressão existe cura, mas terá que tomar medicamentos, hoje graças a Deus temos armas para encontrarmos o medicamento certo, escolhemos a medicação através de um perfil genético.Depressão a gente cura com remédios, tratamento psicológico e com a espiritualidade, você precisa tomar seus remédios, fazer seu tratamento e frequentar seu grupo de oração.

(fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/eventos/novoeventos/cobertura.php?cod=2324&pre=6075&tit=Deus%20me%20tira%20da%20depressão)

domingo, 14 de junho de 2009

A gente nunca espera...

Tive um final de semana inusitado, mas divertido! Reencontrei pessoas, conversei com amigos de infância, saí (óhhh!!!), me diverti e o mais legal, nem falei sobre a (ex) depressão!
Tô chegando lá!!!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Ninguém merece ser sozinho


Dia dos namorados hoje, e eu estava refletindo sobre um texto do Pe. Fábio de Melo sobre a solidão. Ele começa o texto dizendo que "ninguém merece ser sozinho" e, está coberto de razão!
O ser humano foi criado para compartilhar com o outro suas alegrias, frustrações, enfim, para sempre ter alguém ao seu lado.
Assim como eu, tem muita gente que, nesse momento, está "avulsa", mas isso não significa que essa situação é permanente e, mais, isso não quer dizer que somos inferiores a ninguém, e sim que a companhia correta ainda está por aparecer.
Ter alguém com quem dividir sentimentos é simplesmente maravilhoso e, um direito de todos. Não vale se desesperar se sua vez ainda não chegou, nem fazer a opção de "ficar sozinho", porque, sinceramente, ninguém é feliz assim por muito tempo...
Se aquela pessoa não te dá bola, pense assim (uma frase de vó, mas que faz todo o sentido) " quem não me ama, não me merece !". Quando a pessoa certa surgir, não existirá barreira alguma, nem dor, nem medo, nada!
Só não vale ficar trancado dentro de casa esperando um milagre,viu?! Saia, divirta-se, abra-se pra conhecer gente nova e interessante. Tenho a mais absoluta certeza de que o que é seu tá guardado!
" But now I'm savin' all my lovin'For someone who's lovin' me!"

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Conhecer a dor do outro

Conheço muitas pessoas que estão passando por momentos difíceis e, não me refiro somente à depressão, mas a problemas de uma forma geral.
Passar por esse sofrimento (que está cada dia mais distante) fez com que eu pudésse compreender melhor a dor do outro, ser mais solidária e, principalmente, não julgar!
Temos o péssimo hábito de achar que o sofrimento alheio é menor que o nosso, ou que é "frescura" , "coisa de gente mimada", que " a vida é dura pra quem é mole" e blá-blá-blá. Isso é absolutamente inaceitável, mas, infelizmente, o ser humano é um tanto quanto egoísta e, só se dá conta de suas limitações quando passa por seus próprios problemas. Aí sim, aí ele é capaz de compreender que aquela pessoa não estava sendo fraca, nem mesmo se entregando...
Algo que tem me feito muito, mas muito bem, é ajudar meu próximo, ser amiga mesmo, sabe?! Primeiro porque essa troca de experiências é fantástica e, é o que eu chamo de mutualismo, "você me ajuda e eu te ajudo". Além do mais, quando você conhece a dor do outro, percebe que não é a única pessoa que passa por problemas, que desanima e tudo o mais.
Conhecer a dor do outro também é um caminho de cura, de libertação, além é claro, de que a solidariedade faz bem pra quem a realiza e pra quem a recebe...
Pensem nisso! Não julguem...ajudem!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Eu melhorei pra valer!

OMG!!! Estou tão feliz!!!! Tipo...uhu, sabe?!!!! Sorrindo, leve, cheia de planos, animada...Meu, que sentimento mais gostoso!!!!!!!
Minha terapeuta ficou animadíssima de me ver tão bem! Acho até que estava mais alegre do que eu (risos).
Tô com aquela vontade de colocar uma música bemmmmm alta e sair dançando! Viajar e conhecer gente nova! Trabalhar e, claroooo, ter alguém ao meu lado....uiii!!! (risos) Mas, isso logo logo acontece. Estou naquela fase de acreditar que absolutamente TUDO acontece na hora certa!!!!!!!!!!!
O importante agora é curtir esse momento delicioso e colocar em prática meus planos...ai ai
HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!HAPPY!

domingo, 7 de junho de 2009

A.M.I.G.O.S

Sim, eu tenho os melhores! Os mais leais, prestativos, divertidos, sinceros e especiais!
  • A sincera: que fala sem dó nem piedade exatemente aquilo que você precisa, mas que tem um coração enorme e sofre junto com você;
  • O psicológo: aquele que não importa a hora, está sempre disponível pra te escutar e te dar os mais valiosos conselhos e puxões de orelha;
  • A master: com quem você fala diariamente e está sempre pronta pra te socorrer, não importa a circunstância;
  • O oculto: o tipo de pessoa que você adora, mas que nem imaginava o quanto ela te adora, o quanto é uma pessoa especial;
  • A sumida: a super amiga que às vezes some da sua vida, mas na verdade está sempre presente e, quando se falam é como se nunca tivéssem estado longe;
  • O engraçadinho: o cara que fala pouco com você, mas sempre te coloca pra cima;
  • A diva: que tem sempre muitas histórias, que ouve atentamente as suas e que te faz rir um bocado;
  • O gracinha: amigo que te elogia sempre, que te faz rir e é companheiro de dança;
  • A mãezona: amiga que cuida muito bem de você e que é indispensável!
Estou cercada de pessoas especiais...AMO!!!!

Muito bem, obrigada!

E as pessoas tem me perguntado: "como você está?" e, eu tenho respondido: "muito bem, obrigada!". O mais engraçado é que não estou mentindo não! Realmente tenho me sentido muito bem! E olha que estou na pausa do remédio...
A cada dia me convenço mais e mais que o sofrimento está indo embora e, uma nova e poderosa mulher está dando as caras.
Esse final de semana foi incrível! Curti horrores com meus amigos e família, conheci gente nova, dancei muito e é claro, esbanjei sorrisos e bom humor.
Foi delicioso descobrir que estou viva e cheia de energia! Uma sensação indescritível de liberdade e leveza tomou conta de mim, e aí me dei conta que é só uma questão de (pouco) tempo até minha vida voltar ao normal...Oops! Ela nunca mais será a mesma! De agora em diante, ela terá muito mais emoção e será cada vez mais valorizada!!!
Como é bom dar a volta por cima! Que delícia sorrir e sentir-se livre!
I'm free!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Dicas de um amigo

Uma pessoa muito próxima a mim e muito querida, teve uma conversa comigo que me fez refletir bastante.
Eu reclamava com ele que às vezes sinto-me irritada demais com os outros, que não me compreendem, que dizem coisas que não me ajudam e tudo o mais. Foi quando ele olhou pra mim e disse: "- Ué, explica pra eles! Diga como você gostaria que agissem, ou o que gostaria que falassem. É tão simples!".
E ele tá certo! É simples mesmo! Desde então tenho seguido seu conselho e, querem saber? Tá dando certo!
Fica aqui registrada essa dica...falar como nos sentimos e o que esperamos dos nossos é uma boa pedida!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Tudo tem seu tempo

Às vezes me desespero achando que não vou sair disso nunca. Estou cada dia melhor, mas queria que tudo se resolvesse logo, tipo de uma vez, sabe? Acordar um belo dia e ver que tudo acabou!
Mas, eu sei que as coisas não funcionam assim e, que em seu devido tempo, tudo isso vai passar e, posteriormente poderei até rir disso tudo e pensar: " como fui boba!"
Só que até lá tenho que fazer muito por mim mesma...

domingo, 31 de maio de 2009

Smile!

É isso que tenho a dizer hoje, pra mim e pra vocês:

SORRIAM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Do fundo do meu coração

Uma amiga me disse que tudo que escrevo aqui é bonito porque vem do coração e, que isso é visível.
Ela tá certíssima! Absolutamente tudo que posto aqui é exatamente o que estou sentindo! Nada a mais, nada a menos. Só "descontando" no teclado toda essa dor que tenho vivido.
Não tá nada fácil! Eu sei que escrevi que estou melhorando, estou mesmo! Mas, existem dias em que tudo parece mais difícil e dolorido, como hoje, que parecia um dia normal. Mas, as horas foram passando e meu coração se sentido apertadoooo!
Eu ainda estou naquela fase em que lembranças me fazem chorar, doem, não estão cicatrizadas. Muitas dessas memórias são até de momentos lindos, mas que passaram e agora me machucam... Estranho,não?
Uma vez eu pensei: "quero a vida que tinha antes". Mas, na verdade, não quero não! Porque foi justamente essa vida que me trouxe até aqui. Essa vidinha de menina boazinha demais, dedicada demais aos outros, romântica ao extremo, que confia demais nas pessoas, pior, que espera demais das pessoas...Foi essa vida que me deixou assim, pra baixo.
Quero uma vida nova! Onde eu possa ser eu mesma, porém, menos exigente com as coisas e com as pessoas. Uma vida mais simples, mais alegre, mais verdadeira...
Nunca mais quero colocar minha felicidade nas mãos de outra pessoa! Não quero mais depender de ninguém pra ser feliz! Chega!
Sei que quando tudo isso acabar eu serei diferente, mas sem perder minha essência...

Ser maior que tudo isso

Ando pensando muito a respeito de tudo que tem acontecido na minha vida. Realmente passei por momentos difíceis, tive decepções, sofrimentos, até chegar ao ponto de meu corpo dar sinais de tanta pressão e dor.
Entretanto, estou aprendendo a crescer com todas essas dificuldades. Como já disse anteriormente, sinto-me mais madura e a cada dia tenho a certeza de que nada acontece por acaso. Esse momento está sendo perfeito para um auto-conhecimento, mostrando-me que sou muito mais forte do que imaginava.
Percebi que sou maior que tudo isso que está acontecendo. Que sou capaz de superar as mais diversas situações!
Mais que tudo isso, estou aprendendo a dar valor para o que realmente interessa nessa vida. Os pequenos gestos, um olhar, uma paisagem, uma linda canção...além é claro de dar o merecido valor a felicidade!
Quando estamos felizes, sem problemas, nos esquecemos de todas as coisas ruins que já passamos e, por vezes, não valorizamos esses momentos de alegria, os quais esperamos por tanto tempo!
Não tenho mais medo dessa doença! Sinto-me melhor,e com a certeza que tudo isso está acabando!
E quando tudo estiver no seu devido lugar, eu vou olhar pra trás e agradecer todo o sofrimento que passei, pois sem ele, dificilmente eu seria a pessoa que sou hoje!

terça-feira, 26 de maio de 2009

Anjinhos da guarda

Toda essa minha situação está sendo muito proveitosa à medida que estou reconhecendo meus verdadeiros amigos, aqueles que se preocupam com você de verdade,sabe?
Que choram suas derrotas, comemoram suas conquistas e mais, que estão ao seu lado mesmo quando você está cheia de problemas. São o que chamo de "anjos da guarda".
Eles realmente se importam com o que você sente, e fazem o possível pra te ajudar, nem que essa ajuda signifique não dizer nada, mas só te ouvir por horas...
Eu estou repleta de anjinhos da guarda! Amigos que se mostram solícitos e estão cheios de cuidado comigo.
A cada dia essas pessoas me conquistam ainda mais e me provam que ganhei amigos para sempre, sem demagogia.
Sinceramente não sei o que seria de mim sem vocês! As conversas, as festinhas pra me animar, os telefonemas, as mensagens, as horas de msn, os vídeos engraçados pra me fazer sorrir, as matérias divertidas,as orações, os e-mails, enfim, todo o apoio que cada um de vocês tem me dado.
Alguns nem eram assim tão meus amigos...ledo engano! Se mostraram pessoas incrivelmente confiáveis e companheiras...
A todos vocês ,meus amigos queridos, um muito OBRIGADA! Sei que é muito pouco, o que vocês fazem por mim chega a ser indescritível. Então, só posso dizer que contem comigo! Eu jamais abandonarei nenhum de vocês em qualquer que seja a situação...
Todos moram no meu coração, agora machucado, mas cheio de amor por vocês!

Essa moça tá diferente

Tantas pessoas tem comentado que mudei, que estou acreditando! (risos). Hoje acordei e me olhei no espelho por um bom tempo...
Vi uma mulher 7kg mais magra, com os cabelos quase longos, quase loira. Sim, fisicamente diferente, eu diria até que estou mais bonita. Por incrível que pareça, o sofrimento me fez bem nesse quesito.
Mas, em frente ao espelho olhei profundamente nos meus olhos e, enxerguei a mudança de que todos falam. Estou mais madura, finalmente tomando conta de mim! Finalmente pensando em mim!
Não me importo mais com que os outros pensam, não tenho mais tanto medo de gente e o melhor, estou enfrentando minha realidade.
Cada vez mais me convenço de que posso sim fazer algo por mim e mais, cada vez mais aceito as situações que não posso mudar.
Quero muita coisa nessa vida, essa fase ruim está passando e, logo vai acabar, mas até lá, estou me conhecendo melhor e, me mostrando para o mundo.
Uma mudança tão vísivel que os olhos mais desatentos tem notado...
Estou satisfeita!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Da razão

Tenho me sentido cada vez melhor! Não sei se é por causa da sertralina,mas creio que seja pelo tratamento de uma forma geral. A terapia me faz muito bem, me faz refletir e procurar ser mais racional.
Sei perfeitamente que sou um ser completamente emocional e, por diversas vezes sofri muito com isso.
A emoção é indubitavelmente algo muito bom! Ser sensível, permitie-se ter sentimentos e desfrutar deles é fantástico! Entretanto, como tudo nessa visa, emoção em excesso não é saudável. A pessoa fica vulnerável e acaba sofrendo ou se decepcionando muito facilmente.
Sou assim, a "emoção em sua forma humana" desde pequena, mas agora estou percebendo que está na hora de deixar a razão fazer parte do meu cotidiano pra que eu possa me proteger.
É óbvio que não deixarei de ser essa mulher emotiva e sensível, mas tentarei ponderar as coisas.
Não quero ser racional! Não de uma maneira que me torne uma pessoa fria e com medo de enfrentar meus sentimentos. Sim, porque uma pessoa estritamente racional tem medo de emoções, medo de se magoar e, acaba se privando de muita coisa em função disso.
Não sou assim, nunca serei! Mas, estou disposta a encontar um equilíbrio...

"Se é a razão que faz o homem, é o sentimento que o conduz." (Rousseau)

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Mais dicas para ajudar a sair da depressão

Vi num site (http://www.selecoes.com.br/selecoesevoce/saude/586/Dicas-e-tratamentos-contra-a-depressao-.html) algumas dicas sobre o que fazer pra ajudar a combater a depressão. Pode ajudar:

1. Mexa-se! Para depressão leve a moderada, exercícios físicos podem funcionar melhor do que antidepressivos. Não fique parado. Vários estudos já confirmaram que exercícios freqüentes podem ser um poderoso renovador de ânimo e ajudam você a tratar a depressão. Tudo de que você precisa são 20 minutos de exercícios aeróbicos 3 vezes por semana. Caminhar, erguer pesos, pular corda, andar de bicicleta - qualquer exercício funciona.

2. Alimentação X Depressão – O influência dos carboidratos no seu humor.
Se você está seguindo uma dieta com alto teor de proteínas, a falta de carboidratos pode estar contribuindo para a tristeza. Alimentos como frutas e legumes, feijões e grãos integrais ajudam o cérebro a produzir serotonina, substância que regula o humor.
Coma peixe 3 vezes ou mais por semana. Pesquisadores finlandeses descobriram que as pessoas que comem peixe menos de 1 vez por semana têm incidência 31% maior de depressão leve a branda do que as que comem peixe com mais freqüência. Atum, salmão, sardinha e cavala são as melhores opções, pois são ricos em ácidos graxos ômega-3, essenciais para a função normal do cérebro. Há evidências de que influenciam a produção de serotonina.
Se tiver o hábito de tomar café ou refrigerantes, reduza o consumo ou mesmo corte-os do cardápio.
Pesquisas demonstram uma ligação da cafeína, que suprime a produção de serotonina, com a depressão. Nada de álcool. Embora vinho, cerveja ou outras bebidas possam inicialmente melhorar o ânimo, o álcool é na verdade um depressivo.

3. Coloque a tristeza no papel
Registre seus sentimentos num diário - especialmente os sentimentos ruins, como ansiedade, tristeza, dor, medo, dúvidas, remorso etc. Pesquisas demonstram que o estado psicológico das pessoas que escrevem todos os dias durante 20 minutos sobre suas emoções mais dolorosas apresentam melhora impressionante depois de apenas 4 dias. Sente-se com uma folha de papel em branco à sua frente e escreva sem parar sobre o evento mais angustiante que já teve na vida. Não pense, apenas escreva. Isso ajuda a espantar a depressão!

4. A religião como tratamento para ansiedade e depressão
Assista aos cultos da sua igreja ou templo. Um estudo com 4.000 pessoas da terceira idade revelou que as pessoas que freqüentavam regularmente serviços religiosos reduziam em 50% a probabilidade de ficarem deprimidas em comparação com aquelas que não freqüentavam.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Força interior

Pra quem está passando pela depressão, tente se animar, tente acreditar que você é que é capaz de fazer sua vida entrar nos eixos de novo. Isso tem me ajudado. É difícil, não dá pra pensar sempre assim, mas precisamos de força interior também.

Fazer as coisas melhorarem

Eu tenho pensado muito no post "Uma virada em nossas vidas", sabem? Pensado em agir e não esperar, em reagir e não pensar apenas que um dia as coisas vão melhorar. Fazer as coisas melhorarem, isso sim! É... to um pouco mais animada, vocês perceberam? Tenho tido mais coragem de levantar da cama e enfrentar o dia. Às vezes, vejo um filme bacana, ou converso com pessoas queridas e valorizo essas pequenas coisas.
Passei a acreditar que tudo vai melhorar não porque tem que melhorar, mas porque vou fazer melhorar também.
É isso, gente!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Por que não consigo sorrir?


O sorriso tem "fugido" do meu rosto como uma vítima foge de seu assassino. Quase nada me faz sorrir.
Vez ou outra uma brincadeira na televisão, um beijo de alguém especial, ou algum sonho muito bonito, conseguem arrancar de mim uma " ameaça" de sorriso.
Não nego que esbanjei alguns sorrisos ultimamente, mas poucos vieram da alma, foram extremamente sinceros ou transmitiam paz.
É como se a tristeza me dominasse, fosse mais forte do que eu.
Não sorrir me faz mal! Sempre gostei de distribuir sorrisos na rua para pessoas desconhecidas, sempre fui alegre e cheia de simpatia. Hoje quem olha pra mim, vê uma garota "apagada". Não gosto nenhum pouco disso!
Faço esforços! Alugo comédias, assisto a humorísticos, converso com pessoas queridas, e nada!
Sei que isso não durará pra sempre! Sei que voltarei a sorrir e contagiar quem estiver ao meu redor. Mas, e até lá? E essa dor que me impede de dar boas risadas?
Saudades do tempo em que sorrir fazia parte do meu dia-a-dia, em que eu fazia alguém feliz e o era também... Bons tempos!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Sono

Há mais de um mês que meu sono não está normal. Durmo além da conta e, fico mole quase o dia todo, com falta de ânimo pra fazer qualquer coisa.
Uma das tarefas mais difíceis pra mim tem sido levantar da cama! É horrível! Saber que tenho um dia todo pela frente me deixa desanimada e com medo do que vem por aí.
Dizem que o sono é uma fuga e, sou obrigada a concordar. Quando durmo não sinto "dor", não choro, não tenho medo. É a única hora em que tudo fica verdadeiramente em paz.
Mas, ao mesmo tempo é muito ruim, porque vejo a vida passando e sinto-me estagnada e, essa sensação piora quando vejo pessoas próximas seguindo com suas vidas e eu aqui.
Estou tentando dormir menos, mas não está nada fácil.
Será que com vocês também é assim?

Continuando

UMA VIRADA EM NOSSAS VIDAS:

O primeiro passo é decidir tomar em nossas mãos o controle de nossas vidas. E o correto é transformar essa decisão em AÇÃO.
Algumas sugestões:
  • Para de pensar que somos frágeis (ESTAMOS frágeis, é diferente!) - Temos que por a prova nossas forças;
  • De uma vez por todas temos que eliminar as palavras "DESEJO", " ESPERO", "TALVEZ" - são sedativos que enfraquecem a capacidade de controlar nossas vidas. Ex: em vez de dizer - " Eu queria que as coisas melhorassem" , devemos experimentar outra frase: " Vou fazer isso ou aquilo para me sentir melhor";
  • O melhor sedativo para a ansiedade é a AÇÃO;
  • Escolher um dos nossos sonhos e começar a transformá-lo em REALIDADE;
  • Começar a usar a dimensão oculta do nosso cérebro - a INTUIÇÃO;
  • Eliminar a tendência de adiar os compromissos ou afazeres;
  • Deixar de usar os antigos rótulos com que nos desculpamos por permanecermos passivos. Em vez de continuar dizendo " Eu sempre fui assim" - experimentar dizer: " Eu até hoje escolhi ser assim, mas agora estou escolhendo mudar";
  • Não deixar de tentar por medo de falhar. Essa armadilha é a base de toda ansiedade;
  • Ter consciência de que a nossa felicidade ou infelicidade é um problema SÓ NOSSO (não depende de mais ninguém!).
Recebi esse texto da minha terapeuta e decidi dividi-lo com vocês. Espero que nos ajude de alguma maneira!

Uma ajudinha

INÉRCIA- FALTA DE AÇÃO- INDOLÊNCIA- PREGUIÇA MENTAL

Quando entramos no processo de inércia estamos negando nosso potencial de crescimento. Estamos parados, esquecendo que, sempre que quisermos poderemos mudar.Tudo o que é necessário é coragem e determinação.
As recompensas da inércia: um dos motivos porque as pessoas se acomodam a um frustrante determinismo é que a apatia traz recompensas, tais como:
1) Mantendo-se inertes afastamos as responsabilidades, acabamos sempre colocando o outro para assumir nossas responsabilidades;
2) Evitamos fracassar - isso gera segurança (proteção);
3) Permanecendo inativos, evitamos nos confrontar com nossos sonhos;
4) Permanecendo na inércia, sempre podemos nos lamentar - entramos no processo de queixar-se, que acaba sendo uma ótima recompensa;
5) A atitude passiva nos protege do medo - Esse sistema de apoio faz com que as pessoas escolham " ser menos".

Pensem nisso! Depois coloco a segunda parte do texto.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Breve comentário

Sobre o final de semana, conversei ontem com minha terapeuta e ela me disse que esses picos de euforia e recaídas são super naturais. A setralina está começando a fazer efeito, então com certeza alguns dias estarei mais disposta.
Ela também comentou que sentirei realmente a eficácia do medicamento depois de uns 15 ou 20 dias.
Não desanimem! Recaídas são normais!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Sugestão da Pri

Gente fico muito feliz que o blog está sendo divulgado! Comecei a enviar o link para alguns amigos por e-mail pedindo que o repassassem e, ao que tudo indica está dando certo!
A Priscila sugeriu que eu comentasse sobre a questão do apetite nas pessoas com depressão e, adorei a ideia Pri!
Realmente nosso apetite fica alterado, uns acabam " descontando" na comida toda sua insatisfação e tristeza, outros, como eu, simplesmente perdem a fome e, comer torna-se um martírio.
Não bastasse toda dificuldade que temos, o sofrimento, ainda temos que lidar com a questão da saúde , a qual fica prejudicada com essa alteração no apetite.
Alguns ganham peso demais, acarretando posteriormente problemas como colesterol alto. Outros perdem muito peso e, com a alimentação deficiente podem ter anemia, entre outros problemas.
Logo, é necessário que cuidemos de nossa alimentação. Se você está comendo muito ou pouco, preste atenção no que come. Procure alimentar-se de maneira saudável, dando preferência a aliementos que realmente sustentam. Evite gorduras ou açúcar em excesso. E, não se esqueça de falar com seu médico a respeito dessa alteração!
Precisamos nos cuidar fisicamente também para não termos ainda mais problemas!

Considerações sobre o final de semana

Loucura! Meu final de semana foi uma loucura! Na sexta-feira eu estava tão bem que me dispus a sair com meus amigos. Fomos ao um barzinho com música ao vivo e, me diverti muito! Dei boas gargalhadas e até dancei! No sábado a mesma coisa. Durante a tarde saí a procura de um presente pra minha mãe, o que pra mim foi muito importante, já que eu não tinha vontade nem mesmo de sair de casa. À noite fui a uma festa com a mesma turma de sexta. Até que me diverti, mas o melhor foi que recebi muitos elogios (risos) e meu ego deu uma "inflada" (estava precisando disso!). Acreditem, um dos homens mais bonitos da festa se interessou por mim! Fiquei atônita! Mas, nem conversamos direito, sabe-se Deus porque, mas eu não permiti uma aproximação. Aí veio o domingo... Dia péssimo! Acordei literalmente com uma sensação de pânico que me dominava. Medo, falta de apetite (mais do que já tenho), taquicardia,vontade de chorar e de não sair da cama. Tentava dormir e não conseguia, pensamentos ruins tomavam conta da minha mente. Foi horrível! Não sei o que aconteceu! Pensei até que pode ser alguma reação por causa da setralina, mas, como só vou a terapia hoje ainda não sei se foi isso mesmo. Só sei que sofri muito. Talvez uma espécie de "boicote" a felicidade que eu estava sentindo. Talvez eu não me permita ser feliz... faz sentido!

sábado, 9 de maio de 2009

Cobranças

Ai que saco! Me respondam, tem coisa mais chata que gente pegando no seu pé? Será que as pessoas são incapazes de compreender nosso momento? Não é possível!
Estou numa fase super difícil, isso é tão óbvio! Não sinto vontade de fazer absolutamente nada, ando triste, muito triste, desanimada, e é claro que não estou feliz em estar assim!
Mas, não tenho condições de tomar decisões agora! Não é hora pra isso! Preciso me cuidar primeiro! Mas, enquanto isso fico escutando: " o que você pretende fazer da vida?", " já pensou em fazer outra faculdade?", "sem trabalho não dá pra ficar,hein?!". PQP!!!! Eu sei de tudo isso! Eu não tô gostando de ficar parada, sentindo-me um peso na vida alheia, não mesmo!´
Mais do que ninguém eu quero dar um rumo pra minha vida! Descobrir o que eu realmente gosto de fazer, voltar a trabalhar. Entretanto, vale lembrar que além da depressão tem o cruel mercado de trabalho. Não depende só de mim arrumar um emprego, será que é tão difícil assim entender?
Parece até que essas pessoas nunca passaram por isso! Estou revoltada! Não é justo! Já tenho problemas demais na cabeça!
Por que as pessoas nos cobram tanto??? Eu sei que elas, ou uma parte delas, quer o nosso bem, que retomemos a vida e encontremos um emprego ou uma ocupação, mas nossa, as coisas não são assim tão simples!
Essa pressão toda acaba nos deixando ainda piores, justamente porque acabamos nos sentindo um estorvo na vida dos outros! Eles nos cobram tanto que acabamos pensando que estamos incomodando! Por vezes não precisam nem dizer nada, só um olhar, ou uma expressão facial já bastam pra que a gente se sinta pressionado.
Temos sim o desejo de reorganizar nossas vidas! Queremos sim ir pra frente e "sair dessa", mas, por favor, precisamos de tempo! Pressão só piora a situação! Tudo vai se ajeitar!

Medicamentos

Faz parte do meu tratamento o uso de medicamentos como o "cloridrato de setraliba" e florais de Bach, nesse caso, o "Rescue Remedy".
Muitas pessoas não acreditam na eficácia dos florais. Acreditam que só fazem efeito porque o paciente acredita que tomando aquele floral será "curado". Para mim essa máxima se aplica a todo e qualquer medicamento! A eficácia de um remédio também está na credibilidade que a pessoa deposita nele, ou seja, acreditar que ele fará o efeito desejado garante pelo menos 50% da eficácia do tratamento!
Sou a favor do uso de florais! São naturais e fazem efeito sim! O " Rescue" é um composto de 5 florais: Rock Rose, Clematis, Impatiens,Cherry Plum e Star of Bethehem. Cada qual com sua função específica:
  • Rock Rose: Para sentimento de terror, ansiedades que aumentam progressivamente e a pessoa fica paralizada em função do medo.
  • Clematis: Pessoas com grande dificuldade de concentração e de viver o presente devido à falta de interesse pelas coisas. Aquelas pessoas que parecem estar sempre com o pensamento distante e tem dificuldade em memorizar
  • Impatiens: Pessoas que ficam tensas, frustradas quando as coisas não acontecem com rapidez.
  • Cherry Plum: Esse Floral irá ajudar as pessoas que tendem a perder o controle sobre seus pensamentos e ações. Neste estado emocional podem apresentar impulsos violentos contra si mesmo e os outros tornando-se batante deprimidas.
  • Star of Bethehem : Star of Bethlehem é prescrito em função de experiências traumáticas que uma pessoa tenha vivido. Estas podem ser físicas, emocionais ou espirituais. É capaz de restaurar o poder autocurativo do corpo neutralizando os sintomas do trauma independente se este é recente ou tenha acontecido há muito tempo.

Enfim, o " Rescue Remedy" serve para todas as situações de emergência. É o floral mais conhecido do mundo e, se aceitam um conselho, todos deveriam ter um frasco em casa (risos).

Quanto ao "cloridrato de setralina" é indicado para:

sintomas de depressão, com ou sem ansiedade; Transtorno obsessivo- compulsivo (TOC); Transtorno do pânico, com ou sem agorafobia; Transtorno do estresse pós- traumático; Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) em pacientes pediátricos (A segurança e eficácia foram comprovadas para pacientes com idade entre 6 e 17 anos).

Só ressaltando que no caso da setralina, ela deve ser indicada pelo seu médico, pois, trata-se de um antidepressivo e só é vendido com receita médica!

Como dei início hoje ao tratamento com a setralina, ainda não notei nenhuma diferença. O Rescue eu venho tomando há uma semana e, com certeza sinto-me menos ansiosa. Vale a pena tentar tomar,viu?!

Semana que vem falarei sobre os efeitos da setralina em mim,ok?! É uma promesa (risos).

Cuidem-se!

Aposto que você também se sente assim

Gente, acho que essa música demonstra muito bem o momento que estamos passando,não?!
In The Shadows
The Rasmus

No sleep No sleep until I'm done with finding the answer
Won't stop Won't stop before I find the cure for this cancer
Sometimes I feel like going down, I'm so disconnected
Somehow I know that I am haunted to be wanted
I've been watching, I've been waitingIn the shadows for my time
I've been searching, I've been living For tomorrows all my life
In the shadows...
In the shadows...
They say that I must learn to kill before I can feel safe
But I, I'd rather kill myself than turn into their slave
Sometimes I feel that I should go and play with the thunder
Somehow I just don't wanna stay and wait for a wonder
I've been watching, I've been waitingIn the shadows for my time
I've been searching, I've been living
For tomorrows all my life
Lately, I've been walking, walking in circles
Watching, waiting for something
Feel me, touch me, heal me
Come take me higher
I've been watching, I've been waitingIn the shadows for my time
I've been searching,
I've been living
For tomorrows all my life
I've been watching,
I've been waiting
I've been searching,
I've been livingFor tomorrow'sIn the shadows...
In the shadows...
I've been watching

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Montanha russa

Hoje sinto-me melhor! Estou mais calma e, por incrível que pareça, acordei sem aquela "dor" na boca do estômago.
Disseram-me que isso é normal! É claro que com todos os cuidados que tenho tomado a tendência é que eu melhore, entretanto, sei que essa "cura" não virá do dia para noite e, sei que até que eu me recupere meus dias serão semelhantes a uma montanha russa, cheios de altos e baixos.
(Risos) Isso já é um começo! Poxa, antes eu só me sentia pra baixo! Antes assim!
Todos nós, mesmo os que não sofrem com essa doença, temos nossos altos e baixos, mas, algo que estou aprendendo agora é que não devemos dar tanta antenção, tanto valor aos baixos...
Ontem uma pessoa me disse uma palavra de conforto que gostaria de dividir com vocês: " Daqui há um ano você não terá esse problema!". E é isso mesmo! Eu falava pra essa pessoa de que me lembrava perfeitamente de como estava minha vida nessa mesma época há um ano atrás e, foi aí que ela me disse como as coisas mudam, como o mundo dá voltas e, abriu-me os olhos, ano que vem com certeza não estarei mais nessa situação! Talvez eu tenha até outro problema, mas este terá sido resolvido!
Espero que essas palavras também toquem os corações de vocês como tocou o meu e, não se esqueçam: seu dia pode até estar uma montanha russa, mas lembre-se, não é emocionante andar de montanha russa? Não é uma experiência que você carrega consigo?
Pensem nisso: nós iremos crescer com tudo que estamos passando...Talvez não agora (risos), mas algum dia!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Abatida


Ando muito abatida: sem fome, sem ânimo, sem vontade de nada! Tenho a impressão que todas as pessoas com depressão passam por isso. Nossa! Como é difícil!
Tem gente, e falo de pessoas que nos amam, que nos veem e dizem: " - Reaja!", " - Sai dessa!", "- Você está se entregando" ou, " - Sua felicidade só depende de você!"....Antes fosse assim!
Nós tentamos sim reagir, mas a dor e o sofrimento são reais e muito grandes, por vezes maior que nós mesmos. Não é nada fácil levantar da cama, nem se arrumar, nem comer, enfim, coisas que parecem normais, que são do nosso dia- a - dia nos cansam e, mesmo que não cansassem, não damos conta de fazê-las com naturalidade.Que fique claro, NÃO É PREGUIÇA! É uma deficiência nossa, nada mais que isso!
Engraçado que tenho a consciência de que preciso melhorar, de que toda essa fraqueza não leva a nada e mais, que tudo isso só está me prejudicando. Porém, se eu soubésse como sair disso tudo não estaria neste estado,não é?!
Dói observar que as pessoas a nossa volta estão preocupadas conosco, mas não sabem o que fazer e, ás vezes acabam dizendo coisas ou forçando situações que nos deixam ainda piores. Precisamos ser sinceros com elas! Dizer do que estamos precisando, geralmente, alguém para nos ouvir e não nos criticar já é muita coisa!
Estou em depressão há mais de um mês e, sinto que piorei um pouco, ao menos iniciei um tratamento, então imagino que aos poucos eu irei voltar a ser o que eu era: alegre,confiante e cheia de vida!
Você que esta nesta mesma situação e ainda não deu início a um tratamento, pense nisso! Um especialista no assunto é um passo importantíssimo pra que você se levante novamente e, reorganize sua vida!

Como se sente alguém com depressão?



Há uma série de "sintomas típicos". No entanto, nenhuma depressão é igual a outra. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, e não é necessária a presença de todos eles para que seja diagnosticada a doença:
*Sentimento persistente de tristeza, ansiedade ou "vazio".
*Sentimentos de desesperança, pessimismo, desamparo.
*Sentimentos de culpa, falta de amor-próprio, de que "não tem jeito".
*Perda de interesse ou prazer em hobbies e atividades que você costumava gostar, incluindo sexo.
*Acordar muito cedo ou dormir demais; insônia.
*Perda ou ganho de apetite e peso.
*Falta de energia, fatiga, sentir-se "devagar".
*Irritabilidade, inquietação.
*Pensamentos sobre suicídio; tentativa.
*Dificuldade de se concentrar, de lembrar coisas, de tomar decisões.
*Sintomas físicos persistentes que não respondem a tratamento adequado, como dor de cabeça, problemas digestivos e dores crônicas.
Outros sintomas incluem:
*Chorar muito, por causa indefinida ou por algum motivo que normalmente seria insignificante.
*Não conseguir ordenar os pensamentos.
*Ter a sensação de que algo ruim está para acontecer.
*Taquicardia.
A depressão afeta a vida de uma pessoa de muitas maneiras. Algumas delas podem ser:
*A casa vira uma bagunça. Louças e roupas sujas começam a se acumular, a correspondência não é mais aberta.
*Você começa a dar desculpas para os seus amigos e não sai mais com eles.
*Você não se importa mais com a sua aparência.
*Você passa a usar cores escuras.

Começando

Momentos difíceis cercam minha vida. Uma dor muito forte,daquelas que começam na boca do estômago e tomam conta do corpo todo.
Creio que não sou a única a passar por momentos assim! Imagino que tem muita gente na mesma situação e, que precisa de compreesão, de carinho, de atenção.
O intuito desse blog não é só compartilhar minha experiência pessoal, mas também servir ao meu próximo! Quero que este seja um espaço de ajuda mútua, onde todos possamos desabafar e sermos solícitos com a dor do outro.
Sintam-se em casa! Falem, desabafem, chorem! Esse blog é pra você, é pra mim, é para todos que sabem como é a dor da depressão....
Sejam bem vindos! E divulguem!